visitas

Entendendo a agroecologia

salsa, arruda, coentro e alface cultivados com reciclados
tomate cereja ORGANICO
        Na agroecologia não existe um professor, uma didática ou um manual de instruções. Tudo se adapta ao ambiente em que estamos. Podemos ser agroecologistas morando em São Paulo, ou não ser morando em pleno contato com a natureza. A Agroecologia, o ambientalismo, a forma sustentável de se viver e algo que deve ser analisado por cada um de nós. E a partir dai, nos adaptarmos a não agredir a natureza, ou pelo menos minimizar o Maximo os danos que acabamos fazendo apenas por participar do que um dia foi chamado de "revolução verde". Uma jogada capitalista sobre a vida sustentável dos nossos camponeses... Hoje comemos veneno e alimentamos uma indústria de mais de cinco bilhões por ano apenas em agrotóxicos, não se contabilizando ai que algumas fabricantes dos venenos causadores de câncer e tantos outros males, fabricam também o remédio que tomamos. A intoxicação acontece, e em diversos casos, crianças que tem apenas suas roupas lavadas com a roupa que teve contato com a aplicação de fungicidas, inseticidas, acaricidas e tantos outros "cidas" usados na agricultura convencional (e talvez fora de época já). São produtos de alto grau de toxidade, afetando as pragas das grandes monoculturas, fazendo com que a planta absorva esses  produtos, com que as cascas dos frutos, verduras e afins, absorvam esses produtos, chega-se a encontrar resíduos acima do permitido em folhas de alface de certos herbicidas, um ano apos a ultima aplicação do veneno.
Então parando para pensar: Ficamos doentes por cauda do uso indiscriminado e a falta de respeito com os prazos de carência de cada produto. Vamos no medico, que por sua vez nos passa remédios e mais remédios produzidas pelas mesmas empresas que fabricaram os venenos? Quem se da de bem nisso? Eles. O governo...os corruptos...........
A agroecologia de certa forma tem que ser intuitiva, vir de dentro, estuda-se, ler sempre que puder e tudo que puder,  lógico. Mas sentir a natureza, conseguir entender o que se passa no meio ambiente que você esta, tentar chegar próximo do que precisa no seu ambiente, ser e ter dentro desse ambiente um integrante e não um intruso. O ciclo e perfeito, Deus fez o ciclo da natureza perfeito, nada se perde tudo se renova. Entender isso e uma dessas formas. Entender os produtos naturais, fazer testes e pesquisas e criar seu método de cultivo limpo, sem químicos, ou degradações ambientais.
                Ter seu alimento limpo e fácil, não requer conhecimento, apenas a vontade de produzir sua comida limpa e saudável. Alface produz bem ate em garrafas de 500 ml de refrigerante cortada no meio, só precisa de terra, água e sol. E a sua vontade de comer sua comida, coisa que para mim e muito gratificante, PLANTAR, COLHER, COMER.

por: Eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário