visitas

Neem - REPELENTE NATURAL PARA INSETOS


         Neem - REPELENTE NATURAL PARA INSETOS

A Neem, (azadinachta indica), é uma árvore de origem indiana que poderá ser uma solução de baixo custo no controle da mosca-do-chifre e carrapatos, duas pragas que atormentam o gado e os pecuaristas, causando consideráveis prejuízos não só nos custos com repelentes industrializados, mas principalmente, dificultando o ganho de peso dos animais, que se alimentam mal e emagrecem devido ao incômodo dos ectoparasitas, alem de outros males causados pelos carrapatos. A UFV tem experiências inclusive no combate a carrapatos.
            Segundo estudos da UFV, Universidade Federal de Viçosas, MG, a neem vem sendo empregada na forma de extratos, no controle de cerca de 300 insetos-praga em vários países, inclusive o Brasil.
            Das raízes às folhas, tudo se aproveita da neem. No caso das folhas, elas são empregadas como ingrediente em rações e preparo de inseticida natural, podendo fazer parte da composição da alimentação de coelhos, frangos de corte, suínos e bovinos. As folhas possuem um alto teor de proteína, cerca de 48 %, segundo análise realizada pelo Departamento de Química da UFV. Esse teor é aproximadamente  5  % superior ao da soja, até aqui, o principal e mais caro componente das rações.
            Quanto ao uso como inseticida, as folhas são usadas principalmente para o preparo de uma calda muito empregada na Índia, principalmente no combate de pragas de hortaliças, como pragas do tomate, por exemplo. A aplicação é feita na forma de pulverização, onde dentro de cerca de três semanas os insetos são eliminados.
            Na Índia as folhas são empregadas no combate de pragas de alguns grãos e subprodutos armazenados, principalmente em grãos de trigo. O controle é feito misturando-se as folhas 400 g de folhas para 100 kg de grãos. A mortandade dos insetos é de quase 100 %.
            Outros produtos obtidos da neem são: pasta de dente, sabão e cosméticos. Matéria da revista Manchete Rural nº 119, cita que há pesquisa em andamento na Alemanha visando combater o câncer do fígado com extrato de neem. Há sugestões  de que o neem seja também anti-inflamatório, antifúngico e antiviral; podendo ajudar na cura de úlceras, hipertensão, diabetes e malária. Na Índia há mais de 30 produtos derivados da neem. Em 1959, um entomologista alemão  interessou-se pela neem, depois de observar que os gafanhotos devoravam todas as árvores observadas por ele, exceto a neem. Segundo a revista Despertai de fevereiro de 1998, na Nicarágua os agricultores misturam sementes de neem pulverizadas com água, numa proporção de 80 gramas de sementes por litro. Deixam as sementes trituradas em infusão por 12 horas, coam e pulverizam as plantas atacadas por pragas. Outras formas de obtenção do extrato:
a)    1.250 gramas de folhas e ramos verdes trituradas para 100 litros de água. Deixá-las na água por 12 horas, coar e pulverizar imediatamente nos animais ou plantas.
b)    1,5 a 3 quilos de sementes moídas para 100 litros de água. Deixar em repouso por 12 horas, coar e pulverizar imediatamente.
Para controle de vermes em bovinos, pode-se  acrescentar 10 % da torta das sementes
ao concentrado  a ser fornecido. Ou seja, se a cada cabeça for fornecido 3 kg de ração por dia, acrescentar 300 gramas de sementes moídas. Realizar este procedimento somente nas épocas de vermifugação.
Enquanto os produtos derivados da neem são nocivos para os insetos, não parecem ser perigosos para pássaros, animais domésticos e humanos. Segundo matéria desta revista, o óleo do neem tem propriedades espermicidas, podendo vir a ser produzida uma pílula anticoncepcional masculina. Na Índia costuma-se usar o chá das folhas da neem como depurativo do sangue.
            A madeira da neem é resistente aos cupins e é utilizada em construções e carpintaria. É uma árvore de clima tropical, da família do mogno, podendo atingir 30 metros de altura, e circunferência de 2,5 m. É uma planta perenifólia, de crescimento rápido, exige poucos cuidados e é pouco exigente quanto as qualidades do solo. Foi introduzida na África Ocidental no início do século passado, visando fornecer sombra e contenção de desertos. Na Índia é utilizada em arborização de ruas e estradas. No Brasil as pesquisas sobre a neem estão mais adiantados na Universidade Federal de Viçosa, mas é possível que a EBDA também já desenvolva algum trabalho. Na APAEB, em Valente, também há um plantio experimental e os técnicos têm resultados satisfatórios, inclusive para mosca-do-chifre e carrapatos. Para maiores informações, a revista Manchete Rural fornece o telefone  (31) 899 – 2112, que deve ser da UFV. Na APAEB, pode se contatar o técnico Sílvio, ddc.agricola@apaeb.com.br, fax (75) 263-2236.    Outros telefones  que podem dar informações sobre a neem:  (019) 212-0906, fax (019) 243-0248, hverde@correionet.com.br , (017) 227-4912, 9774-1259, mvieira@westnet.com.br .
            Com todas estas qualidades, a neem é pouco divulgada, porque o mercado de agrotóxicos das empresas transnacionais é de 2,1 bilhões de dólares/ano, pela quase inexistência de pesquisa e produção de defensivos alternativos e outros problemas semelhantes.

FONTE: Lourenço Paz de Sena

Um comentário:

  1. bom dia!!!
    Que informações tão importantes assim, sejam cada vez mais divulgadas, pois a cada dia que passa, esses inescrupulosos e gananciosos fabricantes que dominam o mercado, não deixam que o homem do campo que procura manter as plantações sadias usando formulas naturais, fazendo com que esses conhecimentos não continuem entre as pessoas mais simples. Esses assaltantes poderosos do bem da humanidade, precisam saber que hoje temos essa poderosa arma,a INTERNET,e sempre que podemos estamos passando informações como estas a toda a rede de conhecidos.Eu vivo no mato e estou sempre que posso passando esse tipo de informação para os meus conhecidos colegas dos citios, procurando assim manter a saude de todos através do uso de inseticidas naturais.
    Por mim, esses pilantras gananciosos da industria da morte e dos paliativos, não irão muito longe.Aliás, diga-se de passagem: esses deitam e não dormem, pois se trata de um dinheiro malígno, vivem exclusivamente para fazerem tudo em seu beneficio.
    É isso aí.

    ResponderExcluir