visitas

A Importância dos Orgânicos para uma Alimentação Saudável




Um dos principais pilares de uma vida saudável é a alimentação saudável. Até bem pouco tempo atrás, saúde era conceituada como “ausência de doença”. Hoje sabemos que esse conceito está ultrapassado e que ter saúde vai muito além de não estar doente.
Uma alimentação equilibrada significa escolher uma dieta com alimentos certos, nas quantidades adequadas, em que cada refeição apresente itens dos 3 grupos – energéticos (carboidratos e gorduras), construtores (proteínas) e reguladores (vitaminas, minerais e fibras), sendo assim, capazes de oferecer todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver com saúde e em harmonia.
Com o excesso de compromissos e a correria do dia a dia, as pessoas limitam-se na escolha de opções saudáveis na prática alimentar. Um dos hábitos que alguns indivíduos têm é o de tentar consumir alimentos que seriam mais salubres. A própria indústria nos oferece várias opções de alimentos fortificados. Você tem o leite com ferro, bolacha com mais fibra, margarina com vitamina E, suco com mais vitamina e tantas outras opções. É aí que entra a importância dos alimentos orgânicos.
Sabe-se que cada vez mais, produtores utilizam agrotóxicos e substâncias químicas no cultivo de hortaliças, com o objetivo de aumentar o tempo de vida dos produtos e acelerar sua colheita. Mas justamente nestes alimentos, que são tão recomendados para uma boa saúde, encontramos contaminantes extremamente prejudiciais. Pesquisas comprovam que certos pesticidas podem causar danos ao sistema nervoso, rins, fígado e coração.
 Além de outros objetivos, os alimentos orgânicos visam preservar a qualidade nutricional de frutas e verduras. Sua produção não se limita apenas à ausência de agrotóxicos. O processo é baseado no cultivo adequado, em locais livres de substâncias tóxicas, solo fértil, respeitando o meio ambiente e o ciclo natural de desenvolvimento do alimento.
 A grande vantagem dos alimentos orgânicos é que eles possuem mais nutrientes. Isso porque os solos balanceados e fertilizados com adubos naturais produzem alimentos mais nutritivos. A comida fica mais saborosa, conservando as propriedades naturais dos alimentos, como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas. Um alimento orgânico está livre de aditivos químicos, nocivos à saúde. Em solos equilibrados, as plantas crescem mais saudáveis e mantém suas características originais, como aroma, cor e sabor.
            Como exemplo disso temos:
  • Um estudo da Universidade Federal de Lavras encontrou em alfaces adubadas com adubo orgânico, concentrações maiores de fósforo, potássio e magnésio, quando comparados com a alface submetida à adubação convencional.
  • Uma pesquisa, publicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apontou que cenouras orgânicas contêm maiores quantidades de zinco e selênio, demonstrando mais uma vez que, hortaliças adubadas com compostos orgânicos apresentam maiores teores de nutrientes.
  • A Universidade Federal do Paraná, recentemente publicou um estudo de grande impacto, demonstrando que a alface, o almeirão e a rúcula orgânicos possuem maiores quantidades de substâncias antioxidantes.
  • Plantas cultivadas organicamente tendem a concentrar mais nutrientes na sua composição química, sendo, portanto, mais nutritivas que os alimentos convencionais. Essa pesquisa, realizada pelo PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), apontou uma superioridade nutricional nas hortaliças cultivadas organicamente, considerando a hipótese de que práticas de manejo e insumos mais enriquecidos estejam contribuindo para esta situação.
  • Uma revisão de 41 estudos apresentado no The Journal of Alternative and Complementary Medicine comparando alimentos orgânicos e convencionais encontrou entre os orgânicos um aumento na taxa de 21 nutrientes analisados. Entre os nutrientes pesquisados estão o ferro, o magnésio, o fósforo e a vitamina C.
 Depois dessas comprovações e afirmações podemos concluir que esses alimentos, além dos benefícios á saúde, também contribuem para a proteção do meio ambiente, pois em seu cultivo não é utilizado nenhum tipo de produto químico no solo, nem na água. Participando assim efetivamente da sustentabilidade, gerando benefício não somente ao ambiente, mais também ao homem do campo que tanto sofre com as conseqüências de um cultivo convencional, repleto de aditivos químicos nocivos à saúde.
 O tempo não para e está na hora de começarmos a nos preocupar com a saúde e o meio ambiente, pois amanhã pode ser tarde. Então sempre que possível, consuma e recomende alimentos orgânicos. Invista na sua saúde e da sua família, priorizando uma alimentação saudável e ecologicamente correta.
Patrícia Maldi é nutricionista, especialista em Fitoterapia Clínica e Nutracêutica e    mestranda em Nutrição Esportiva pela FM/UFG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário